quarta-feira, 25 de junho de 2008

Muita retórica, pouca ação


Nos últimos três anos a decorrente queda nos índices de desmatamento na Amazônia ocorreu devido a realização de investimentos nas questões ambientais do governo Lula. Os dados apresentados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas especiais) no mês de Julho apresentam um crescente aumento na derrubada de árvores.

Os índices relativos a 2008 serão divulgados em setembro, mas, as médias realizadas já apontam um aumento de 17% no desflorestamento em relação ao ano de 2007. A área desmatada equivale a 5850 quilômetros quadrados e a previsão aponta um índice maior, pois, é no período de julho a setembro que ocorre as queimadas devido a seca. Os índices de 2008 poderá chegar a 20 000 quilômetros quadrados.

Os indicadores do desmatamento na Amazônia para o ano corrente, reafirmaram a ineficiência do controle da maior floresta do mundo. Os projetos do governo não harmonizam desenvolvimento do agronegócio com preservação, e as leis são ignoradas por agricultores e pecuaristas, a atuação do IBAMA é ineficiente, o assentamento dos sem-terra acaba por gerar mais desmatamento e as principais regras do governo são amenizadas em favor dos produtos agrícolas. O ministro do meio ambiente, Carlos Minc, evidencia frases de efeito e ameaça prender os bois dos pecuaristas em situação irregular ao programa Fome Zero.


Alunos:
André, Bárbara Pinho, Guilherme Victor Marianna Julia, Nathalia Segato, Priscila Lima, Rafael Fernando e Victor

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2007/04/desmatamento.jpg


18 comentários:

Anônimo disse...

As principais regras do governo podem ser ignoradas em favor dos produtos agrícolas, mas prender gado dos pecuaristas não tem problema. O governo cobra regularidades nas atividades desenvolvidas na floresta, mas ele mesmo infringe as regras.

Anônimo disse...

É deprimente saber que tantas arvores estão sendo desmatadas todos os anos, se não fizermos nada em pouco tempo não sei o que será da Terra. São muitos habitantes e poucas arvores a cada dia que passa.

Anônimo disse...

Como diz o joao paulo, 'é deprimente saber que tantas árvores estão sendo desmatadas todos os anos...'
E o pior é que nós somos os principais prejudicados com tudo isso. E o dia que o homem colocar a mão na consciência e ver que o que está fazendo é absolutamente prejudicial, pode ser tarde demais!

Anônimo disse...

Nossa,e é mesmo priscila...o pior é saber que todas essas árvores são cortadas por nós seres humanos...isso é lamentavel!!Espero que mude o pensamento dessas pessoas egoistas que acham que o mundo são só delas.

Anônimo disse...

Enquanto não passarmos por um problema mais grave a nossa conciência não vai mudar . . é triste dizer isso, mas aprendemos na escola desde pequenininhos a preservar a natureza, e aí eu pergunto: será que fazemos isso???

Anônimo disse...

"Nos últimos três anos a decorrente queda nos índices de desmatamento na Amazônia ocorreu devido a realização de investimentos nas questões ambientais do governo Lula. "

Será que realmente vale a pena investir no desmatamento ou '' investirmos '' em nossa vida ?

a nina disse que enquanto nao passarmos por um problema mais grave a nossa conciencia nao vai mudar. . nos ja estamos passando por um problema muito sério o aquecimento global . e ja deviamos ter tomado providencia a muito tempo ! mas o dinheiro prevalece nisso tudo !=/ temos que perceber que dienheiro nao compra a vida de ngm !

Anônimo disse...

É revoltante como o governo não protege nossas florestas, tá certo q a economia precisa crescer, mas desmatar diversas áreas verdes para plantar e criar gado é pura burrice, porque temos outras áreas cultivavéis
onde não ocorreriam tantos danos.

Anônimo disse...

"Os índices relativos a 2008 serão divulgados em setembro, mas, as médias realizadas já apontam um aumento de 17% no desflorestamento em relação ao ano de 2007. A área desmatada equivale a 5850 quilômetros quadrados e a previsão aponta um índice maior, pois, é no período de julho a setembro que ocorre as queimadas devido a seca. Os índices de 2008 poderá chegar a 20 000 quilômetros quadrados."

ah gente, sinceramente o ser humano é burro demais =/
não consegue perceber a situação que estamos e ainda quer desmatar mais???
não consigo entender isso!

tava pensando outro dia, nosso geoblog tem muitas materias "negativas": é terremoto que mata 50 mil pessoas, é violência contra crianças, é a 'vila viva' que mais prejudica do que melhora... (e outas ai que parece ser boa mas no fundo tras coisas ruins); a gente liga a tv e nos jornais só dão coisas ruins, a gente nunca vê uma materia realmente boa como: "a paz mundial é alcançada" ou "o aquecimento global 'acabou'"; na nossa realidade isso parece (ou é) impossível de ver, e o máximo que podemos fazer são simples trabalhos de escola...
fico inconformada com isso!

Anônimo disse...

como a Campelo disse, a gente aprende isso desde de pequenos, mas a gente nunca lembra disso!! nunca lembramos de como ela é imporante e de como nos precisamos dela .
nos estamos sempre pensando que tudo pode ser mudado e que nada de ruim vai acontecer . enquando não acontecer NADA muito sério . tudo continuara sendo destruido . o que é realmente uma pena !!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Já está comprovado que o ser humano pode ser o único animal racional, mas é também o mais burro de todos.
Degradar o meio onde vive é muita ignorância; é claro que não podemos generalizar, mas questionar é sempre legal :D
Isso mostra que não estamos aceitando tudo de mãos atadas e que não estamos preocupados com a natureza que nos cerca.
O que mais assusta nisso tudo, é o fato de quem comete os maiores crimes ambientais serem pessoas ricas, que tiveram estudos e que só se interessam por dinheiro, os menos afortunados acabam sofrendo por ações de outros; como quando apresentaram a transposição do rio São Francisco, os únicos que realmente iriam sofrer com essas mudanças seriam os moradores ribeirinhos "/

Anônimo disse...

Acho que nao vai ser com leis ou progetos determinados pelo governo que a floresta Amazonica sobreviverá. A própria natureza também ajuda no desflorestamento, mas, os mais culpados sao os homens, que do mesmo jeito que destroi pode preservar a floresta, se tomar-mos consciência de que ela é essencial para nossa sobrevivência.
Tudo depende do modo pensar de cada um!

Mari disse...

É impressionante como o índice de desmatamento cresceu este ano, e o pior q o governo não esta nem ai e o índice tende a crescer ainda mais. Onde vamos parar?

Anônimo disse...

O governo impoe regras diante de todos nos, temos de seguir a proposta seguidas a eles, mais onde esta o exemplo ? os mesmos que nos cobram uma risca a seguir infrigem suas proprias regras... onde esta o "bom carater" do governo ?

Anônimo disse...

O grande problema dessa situação é que muitos falam mas poucos agem ! Quantas pessoas vivem dizendo: " preservem o meio ambiente .. vamos cuidar do que Deus nos ofereceu " . Logo apos dizer essa palavras que a principio foram ditas por uma pessoa digna, a mesma joga um lixo na rua .. dai vem a pergunta .. Sera que realmente estamos preocupados com o meio ambiente ? Ou só preocupamos com nós mesmos ? Pelo que parece esta ultima se mostra a mais coerente com os nossos atos.
Falo nossos .. e me incluo .. porque quem nunca jogou um papelzinho no chao ? nem que fosse no patio ou jardin do colegio ?!
Devemos mudar primeiramente a nossa maneira de pensar .. mas mudar mesmo e nao fingir que mudou ! E praticar ações para o meio ambiente .. e nao açoes no meio ambiente para os seres humanos.

Devemos dar valor a tudo que temos .. e como disse a Luiza o dinheiro nao irá comprar a vida de ninguem !

Anônimo disse...

Acho que todo mundo sabe que a Terra está se acabando aos poucos, so que infelizmente a maioria das pessoas nao fazem nada para ajuda-la! Será que tudo que nós sabemos colocamos em pratica!??


;D

Anônimo disse...

Realmente é lamentável saber que as pessoas ainda não tem consciência de que o mundo está literalmente 'acabando'. todos os dias milhares de arvores são derrubadas e ninguém faz nada pra impedir , quando fazem ainda são motivos de piadas .

Unknown disse...

O Problema das madeireiras,hoje em dia e muito falado sobre esse ponto mas e so falado e não se vê muita ação.
Muitas coisa tem vindo acontecendo a cada dia vão piorando as coisa e não faz nada.