quinta-feira, 19 de junho de 2008

Terremotos


De onde vêm os terremotos?


O sismo é resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Os tremores ocorrem basicamente por tectonismo e vulcanismo. Quando a energia se concentra em um alto nível e não suporta reprimir as forças acumuladas internamente, ocorre a emissão de energia.

Terremoto na China

Um terremoto de 7.2 graus na escala Richter atingiu a China na segunda-feira, dia 12 de maio de 2008.

Enquanto o país sofre para enterrar os mortos e ajudar os milhares de feridos e desabrigados um forte tremor trouxe mais destruição na sexta-feira (16/05), apenas quatro dias depois de um terremoto que pode ter matado mais de 50 mil pessoas.

O número de mortos provocados pelo terremoto da segunda-feira (12/05), em Sichuan (região muito instável), se elevou para 28.881 no sábado (17/05) enquanto o índice de feridos subiu para 198.347, segundo a agência oficial de notícias. Há, porém, mais de 30 mil soterrados e desaparecidos.

O epicentro do tremor foi localizado a 93 km ao nordeste de Chengdu, capital da província de Sichuan e onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

Curiosidades


O maior terremoto já registrado foi o do Chile em 1960 que atingiu 9.5 graus na Escala Richter.
Conheça a Escala Richter:

  • Menor de 3.5º- É registrado, mas muitas vezes não é sentido;
  • 3.5º a 5.4 º- Não se sente, mas pode causar danos;
  • 5.5º a 6º- Ocasiona danos pequenos em prédios;
  • 6.1º a 6.9º- Pode causar danos graves em regiões onde vivem muitas pessoas;
  • 7º a 7.9º- Terremoto de grandes proporções e causa danos graves;
  • 8º ou mais- Terremoto muito forte e causa destruição na área atingida e em áreas vizinhas.
Alunos: Bárbara Augusta, Lorene Santiso, Luanny Souto, Marcella Rungue, Marina Botty, Murilo Otávio, Sâmara Davi e Virginia Luiza

Fonte da imagem:
http://www.apolo11.com/imagens/etc/sismo_propag_peru_26set05.jpg

Outras fontes:

www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=2008423073943&assunto=83&

gazetamercantil.com.br/integraNoticias.aspx?Param=1%2C0%21788101%CUIOU

www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ubt95u394686.html

www.brasilescola.com.br

g1.globo.com


24 comentários:

Anônimo disse...

O terremoto pode se originar de rachaduras ou quebras das placas, mas
acredito que o acúmulo de tensões resulte, principalmente, no primeiro caso!

Anônimo disse...

acho que essa "materia" tah explicando bem direitinho, e tbm falando sobre o terremoto da china, mas o que achei mais legal foi a escala, com os "graus" na foto, da pra gente ter uma ideia bem melhor sobre as areas atingidas!
Espero que gostem! =)
:p

Campolina disse...

Esse terremoto da China causou muitas mortes, e muitos estragos, em varias areas.
Gente, 50 mil pessoas num é pouco não.
Teve muitas perdas.
Espero que os sebreviventes consigam viver a vida normalmente.

Anônimo disse...

Nossa..quase 200 mil feridos e mais de 50 mil mortos e desaparecidos..Isso mostra o poder de um terremoto e o que ele pode causar..muitas casas, construçoes e cidades foram completamente destruidas.

Anônimo disse...

Achei essa matéria super interessante porque explicou bem a origem dos terremotos , e concordo com a Julia mas
acredito que o acúmulo de tensões resulte, principalmente, no primeiro caso!
O mapa tamém ficou muito legal
O legal fooi saber desse terremoto da china que eu neim sabia que havia acontecido!

Anônimo disse...

O texto pode ser considerado completo pois, explica o porque do acontecimento (terremoto) e as consequencias dele.
O fato de 50 mil pessoas terem sido mortas, abriu os olhos das na�oes vizinhas, que na minha opini�o, nao faz mais que sua obriga�o em estar ajudando.

Anônimo disse...

Nossa gente , terremoto é coisa séria. Às vezes eu fico pensando : "Como deve ser viver em um lugar onde ocorram terremotos, correndo o risco de perder tudo? Casa, móveis e até mesmo vidas?"
Eu não gostaria de viver em um lugar desses. O terremoto que aconteceu na China há algum tempo causou um estrago enorme. Imagine o desespero das famílias que tiveram os filhos ou parentes desaparecidos? Foi um dos maiores terremotos até hoje. Bom, eu espero que vocês tenho gostado do post!!

Anônimo disse...

E graças ao homem a natureza se rebela cada dia mais...Um terremoto como esse que mata mais de 50 mil pessoas e muito devastador e so pode ter sido causado pela poliaçao e a destruiçao que o homem vem causando a terra a cada dia...

Anônimo disse...

vai ser ótimo usar essa matéria para estudos,muito bem elaborada.

Anônimo disse...

gostei dessa reportagem alem de nos ajudar pra estudar apresentou dados dos quais eu desconheccia

Anônimo disse...

Cara, muito bom o texto..
Desse modo a gente aprende e pode exprimir de telejornais e revistas mais conhecimento..
Mas uma perguntinha ficou comigo..
já que aqui no Brasil estamos longe das placas tectonicas porque entao ocorrem terremotos como o que aconteceu no ano passado no norte de Minas matando uma pessoa??
Se alguem souber me fale...
flw..

Anônimo disse...

Muito boa essa materia sobre os terremotos ! Soube informar direitinho do que eles se tratam e suas origens ! Como disse a bruna eu tambem nao estava sabendo desse terremoto na china ! Acrescentou pra mim nao só na materia mas como em atualidades do mundo ! auhauhuahuahuahua !
= DDD

Anônimo disse...

gente, o terremoto na China foi super falado nos jornais..vamo vê jornal ai povo! :D
muito boa a matéria, achei legal a explicação da Escala Richter e também do mapa.
Augusto, eu acho que é porque dependendo da energia do abalo, mesmo que as laterais da placa sul-americana estejam no mar, o atrito é gigante e as ondas resultantes são capazes de chegar aqui.

Unknown disse...

Essa materia...foi de mta importância..principalmente para mim,pois alem de tar na atualidade...e que não para de acontecer em varios lugares que têm risco,como a China, eu estava meio fora do assunto...com essa materia eu aprendi coisas que eu naum sabia...uma delas a Escala Richter.

Anônimo disse...

Essa matéria foi até interessante sim. Aprendi várias coisas e curiosidades após a leitura e sempre bom saber mais e mais do que acontece no mundo de hoje.!

Anônimo disse...

"Enquanto o país sofre para enterrar os mortos e ajudar os milhares de feridos e desabrigados um forte tremor trouxe mais destruição na sexta-feira (16/05), apenas quatro dias depois de um terremoto que pode ter matado mais de 50 mil pessoas. "

o país tem que estar MUITOOO beem preparado para isso !é muita gente que morreu, impressionante msmo !

acheei muito legaal a explicação sobre os terremotos, ajudou na compreensão do texto

Anônimo disse...

É impressionante o dano q um terremoto pode causar, vimos isso no caso da China, onde 50 mil morreram.

Anônimo disse...

é impressionantee o tamanho dos estragos ! =/
como a lorene disse . deve ser relmente muito ruim viver em um lugar que pode acontecer terremotos . voce tem sempre que ficar atentaa .

Anônimo disse...

Achei legal a matéria :D
É claro que foi horrível o que aconteceu.. foram milhares de pessoas atingidas, crianças mortas, pessoas que ainda nem foram achadas e tal "/
Uma coisa que eu gostaria de dizer aqui é que ressaltar o fato do governo chinês ter liberado aos pais que perderam seus filhos totalmente ou parcialmente (algum tipo de lesão permanente), terem outro filho.. de boa, por maior que seja a dor desses pais, a China não está em condição de permitir tal coisa. O que vocês acham sobre isso? :OO

Mari disse...

Achei esta matéria muito interessante. Nossa como deve ser viver em um lugar em que ocorre terremotos constantes? E um tremor leva a mais 50 mil mortes, como foi na China.

Anônimo disse...

"O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, descreveu o potente terremoto que sacudiu o sudoeste do país como um "desastre" e pediu "calma" à população." a grande pergunta é, como uma pessoa pode pedir calma diante de situações como estas ! tendo este terremoto na china como exemplo, vemos que alem de sempre estarmos sujeitos a terremotos devido as rachaduras ou quebras das placas, ainda colaboramos para que o mundo piore cada vez mais ! um absurdo

Anônimo disse...

Nossa.. ficou muito legal essa reportagem,pois além de nos explicar a origem dos terremotos tambem ficaos sabendo um pouco das notícias da China.
Gostei muito de ler essa matéria!
Continuem assim.
;D

Anônimo disse...

O país está sofrendo para enterrar os mortos e apenas quatro dias depois do terremoto o país sofre outro tremor . se um país tão bem estruturado como a china passa por dificuldades , imagina se isso acontecesse no Brasil.

Campolina disse...

Eu acho que eu não iria querer estar em um lugar que estivesse avendo um terremoto
Deve ser horrivel.
A terra tremendo debaixo dos pés.
Por isso que eu prefiro o Brasil.
Ele esta no meio da placa tectonica.
Uffa.