quarta-feira, 4 de junho de 2008

Eleições nos Estados Unidos

A eleição nos EUA acontecerá no dia 4 de novembro. Os candidatos do partido democrata que ainda estão na disputa são: Hillary Clinton e Barack Obama, e o candidato eleito para o partido republicano foi John McCain.

O processo eleitoral nos EUA começa pelas prévias, em todos os estados, para a escolha de quem será o candidato de cada partido, depois os candidatos concorrem às eleições gerais. Após todas essas disputas os candidatos passam pelo último processo: o voto do colégio eleitoral dos delegados, é o voto deles que define as eleições.


Segundo pesquisa do New York Times o apoio ao pré-candidato Barack Obama entre os democratas dos Estados Unidos diminuiu no último mês. Apesar da sua ‘queda’ percentual Obama permanece à frente nas pesquisas.


Obama elegeu mais delegados do que Hillary nas prévias estaduais realizadas até agora, supera de longe a oponente quando o quesito são as arrecadações de campanha e a senadora e pré-candidata Hillary Clinton está atrás de seu rival tanto no voto popular como na contagem de delegados. A campanha de Hillary também tem enfrentado dificuldades financeiras e crescentes pressões para que ela abandone a disputa.

O candidato vencedor gorvenará os EUA de 2009 a 2013, até lá muita água ainda vai rolar.


Alunos: Augusto Izac, Bruna Caballero, Carolina Mendes, Eduardo Winand, Gabriela Oliveira, Luiza Siqueira, Mariana Gouveia, Marina Campelo e Nathália Rossi

Fonte: Folha online uol, DATA??????


26 comentários:

Anônimo disse...

Legal a presença de Barack Obama nas eleições, 'o único senador com ascendência africana na atual legislatura'.

Só quero ver qual o futuro do Iraque!

Anônimo disse...

É incrível como o mundo fica ligado em tudo relacionado aos EUA, porque o q for decidido nessas eleições pode determinar diversas medidas q irão afetar todo o mundo.Como eles são considerados os mais desenvolvidos do mundo, mas fazem diversas atrocidades como a guerra no Iraque, por motivos banais como petróleo.
Acho bacana a presença de um candidato pardo,com ascendência africana, nas eleições porque diversos americanos são racistas e mto conservadores.

Anônimo disse...

As eleições presidenciais nos Estados Unidos têm repercussões mundiais. Cada partido, ou melhor, cada candidato vai adotar posturas diferentes que vão influenciar o mundo. Acho ótima a presença de Barack Obama nas eleições!
Finalmente um senador com ascendência africana !

Anônimo disse...

acho que foi muito boa a participaçao de Barack Obama nos EUA poi la e um pais preconceituoso em relaçao aos negros sem duvida diminui em relaçao aos tempos passados e acho interessante ver se ele ganha...e como os EUA reage a isso..

Anônimo disse...

Muito interessante e novo a presença de Barak Obama nas eleições nos EUA ! Afinal ele é o único senador com ascendência africana. Isso nos mostra que até o preconceito diminui e que a busca por uma sociedade menos racista segue em frente adquirindo maior força. Claro porque os Estados Unidos tem influência em todo o mundo.

Como disse a Júlia .. também quero ver qual o futuro do Iraque !

Anônimo disse...

Todo o mundo se liga as eleições dos EUA, porque todos nós sabemos que qualquer medida trástica tomada por eles, podem afetar todos os demais países.
A participação de um canditado com ascendência africana por exemplo ja aponta mudanças por parte da nação americana que nunca escondeu seu preconceito contra os negros.
Vamos ver se com essa candidatura as coisa mudam por lá!

Anônimo disse...

Muito legal o Barack estar na disputa! :)
Mas eu ainda não sei não. Se eu fosse votar eu ainda ficaria em dúvida entre o BArack e a Hilary.
Por que será que esse pessoal (os delegados e etc) querem tanto que a Hillary caia fora?! o.O
Será que eles acreditam que ela pode , tipo, ser influenciada pelo seu marido e ex-presidente dos EUA??? Isso eu queria muito saber.
E se fosse mesmo, será que isso não iria ajudar os States????
Se alguém souber , me avisa.

Anônimo disse...

Muito boa a participação de Barack Obama mesmo!
Só espero que sejá lá quem for eleito tome decisões justas.. (ai ai..) e que se Barack ganhar, ele possa, diminuir o preconceito nos EUA e quem sabe até mesmo no mundo.
Mas como andam as coisas, eu duvido muito!

Anônimo disse...

Muito boa a participação de Barack Obama mesmo!
Só espero que sejá lá quem for eleito tome decisões justas.. (ai ai..) e que se Barack ganhar, ele possa, diminuir o preconceito nos EUA e quem sabe até mesmo no mundo.
Mas como andam as coisas, eu duvido muito!

Anônimo disse...

Acredito que se Barack Obama for eleito e fizer um bom trbalho em seu mandato , as pessoas verão que a capacidade de governar um país não é mostrada na cor da pele do presidente . .

xD~

Anônimo disse...

As eleiçoes nos EUA tem grande importancia mundialmente, pois esse país é uma grande potencia mundial e as eleiçoes podem mudar muitas coisas no mundo inteiro.
So espero que os americanos tenham "juizo" e votem na pessoa certa.

Anônimo disse...

Se Barack Obama for eleito e fizer um bom trbalho em seu mandato , o mundo terá a 'prova' de que não é a cor da pele que faz um bom político . O mundo de hoje anda muito preconceituoso e Obama sendo o único senador com ascendência africana na atual legislatura, quebrará grandes barreiras .

Anônimo disse...

O mundo é completamente preconceituoso, se um político de outra raça ganhar as eleiçoes e fizer um bom trabalho, concerteza todos vao ver que a cor nao faz NENHUMA diferença ;)

Mari disse...

Bom saber q o Obama está participando dessa eleição. Quem sabe ele é um passo para combater o racismo.

Unknown disse...

Agora com esse cara na presidencia com certeza teremos um mundo melhor
abraços
henrique

Igor Belfort disse...

Muito bom. Explica bem como acontece às eleições nos EUA.
E espero que Barack Obama vença as eleições, quem sabe ele consiga concertar a merda q Jorge W. Bush fez e também mudar um pouco as EUA,para melhore lógico.

Anônimo disse...

Será que com Obama lá vai adiantar alguma coisa??? Tomara que sim.

Como diz a julia: 'Só quero ver qual o futuro do Iraque'!

Campolina disse...

As eleições dos Estados Unidos é atualmente o assunto mais comentado na midia de todo o mundo, e como o eduardo disse:"porque o q for decidido nessas eleições pode determinar diversas medidas q irão afetar todo o mundo."
E tomara que o Barack Obama faça alguma coisa, de bom para mudar um pouco os Estados Unidos da America.

Reforçando o que a Julia Viotti disse...
"Só quero ver qual o futuro do Iraque!"
Uma questao que esta na cabeça de muitas pessoas.

Anônimo disse...

É impressionante como as notícias dos EUA infuenciam tanto o mundo... mas estou torcendo para o candidato Barack Obama ganhar essas eleições. A galera ai falou a respeito do preconceito nos EUA mais também não podemos esquecer que o preconceito não é só dos brancos para com os negros, podemos ver muito do contrário também, pois la as linhas raciais são bem divididas. Espero que o almejado candidato Barack Obama ganhe, pois acredito que ele pode apaziguar o preconceito de ambos os lados, mas é importânte ficar atento pois há muito jogo de emprensa em eleições, muitas coisas podem ser mentiras para "convencer" a população.

Anônimo disse...

E muito interessante pois oq serao decididas nesta eleiçao podera mudar muito todo mundo e outra coisa muito legal foi o obama da africa que estava presente tambem...pois so ele sabe oq e tratar de um pais como a africa..

Anônimo disse...

Mais uma vez o Estados Unidos mostrando que quem manda são eles,qualquer coisinha referente a eles da repercussão no mundo inteiro!

Anônimo disse...

Muito bom esse texto..
E é de extrema importancia que apreendamos isso porque querendo ou nao isso decide muita coisa no mundo que vivemos..
Prova disso foi o tanto de ``merlin´´ que o atual presidente George W. Bush fez..
Qnta lambança..

Concordo com a Julia e acho muito bom que um negro participe como candidato a presidente em um pais marcado tanto pelo prenconceito racial..

flw

Anônimo disse...

Infelizmente Hillary já era!Finalizou sua campanha,seria uma boa ter uma presidente para os EUA, poderia diminuir o machismo talvez.
por outro lado acho que ela se aliou a Barack Obama, que também foi uma boa decisão, ja que estava perdendo para ele.Talvez pode sim diminuir o preconceito racial se ele vencer..vamos esperar pra ver!

Anônimo disse...

Como o Eduardo faloou, ''é incriveel como o mundo fica ligado em tudo relacionado com os EUA'' realmente , tudo o que foi decidido afetará a praticamente o mundo inteiro, e principalmente aos paises do terceiro mundo como o Brasil!
Achei muito interessante a presença de Barack Obama, podemos concluir que
o nosso ponto de vista sobre essas pessoas estao começando a mudar, nao podemos falar que parou . porque isso ainda continua e muito ! mas estamos melhorando mto nesse assunto
=)

Anônimo disse...

Legal a gente dar tanta atenção as eleições nos Estados Unidos, dar ênfase a todos os planos de cada um deles, mostrar diariamente as campanhas e tudo mais na tv. só não entendo porque quando temos eleições aqui as pessoas não ficam tão interessadas com os candidatos, elas apenas escolhem um por causa de uma promessa, sem olhar o histórico nem nada..ou então generalizam e dizem que todos os políticos são corruptos ¬
Espero que o Barack Obama ganhe, quem sabe os americanos não começem a dar valor às outras raças e aprendam que existem outras pessoas no mundo que têm valor :*

Anônimo disse...

Achei otima a participação de Barack Obama!
Espero que sejá lá quem for eleito tome decisões justas para melhorar os EUA..

Abraço
Carolona

;D