quarta-feira, 4 de junho de 2008

Violência contra crianças


A violência contra as crianças, incluindo os maus-tratos na família, é um tema muito discutido nos países mais ricos. Que o problema existe ninguém nega, mas encarar o problema de frente, como algo que acontece de fato bem mais próximo do que se imagina, é ainda uma situação incômoda, especialmente nos países mais industrializados do Ocidente. Apenas em seis países do mundo, incluindo a Alemanha e a Suécia, as crianças têm garantido por lei o direito de viver sem violência.

O presidente do UNICEF na Alemanha lembrou que médicos e especialistas são unânimes em afirmar que os fatos de violência marcam a criança por toda a vida. E quem já foi vítima de maus-tratos na infância tem boas chances de se tornar no futuro um agressor em potencial.

O último relatório das Nações Unidas (ONU) sobre a violência infantil publicou dados constrangedores demonstrando que a sua prática é presenciada por um número elevadíssimo de menores em várias partes do mundo. Segundo o relatório, efetuado pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, cerca de 200 milhões de crianças são vítimas de diversos tipos de violência, dentro dos quais foram destacados os seguintes:

- 223 milhões de jovens são vítimas de abuso sexual, sendo o feminino mais exposto a este tipo de violência;

- 218 milhões foram de certa forma “escravizados” através do trabalho infantil;

- 275 milhões de menores foram testemunhas de violência doméstica.

Recentemente no país estamos acompanhando vários casos de violência contra crianças, como o caso do menino que foi arrastado por mais de 7 km, ou o caso do menino marcado por um ferro em brasa em uma fazenda em Goiás e a menina que teve suas unhas arrancadas e que era torturada diariamente.

O que fazer para que esses números diminuam? Passar a tratar as pessoas melhor, por que as pessoas que hoje maltratam crianças começaram com um tapa na cabeça do amigo e hoje jogam a filha pela janela do sexto andar.


Alunos: Augusto Izac, Bruna Caballero, Carolina Mendes, Eduardo Winand, Gabriela Oliveira, Luiza Siqueira, Mariana Gouveia, Marina Campelo, Nathália Rossi e João Vítor


Fonte: Revista Veja nº. 14, 9 de abril de 2008, págs. 87-97.


27 comentários:

Anônimo disse...

"E quem já foi vítima de maus-tratos na infância tem boas chances de se tornar no futuro um agressor em potencial."

Vemos que tudo é cíclico, as crianças aprendem o que vêem os adultos fazendo. Infelizmente, as crianças de hoje são reduzidas a estas circunstâncias e até que os maus tratos sejam denunciados leva muito tempo (os pais psiquiátricos, dependentes químicos ou envolvidos no tráfico).

São elas o nosso futuro.

Anônimo disse...

Desde que mundo é mundo as crianças seguem exemplos, quando elas presenciam o pai (principalmente) batendo em algum irmão ou até mesmo na mãe aquilo fica marcado na mente dela e mais tarde será assim que ela vai "educar" o filho ! =/

Anônimo disse...

Podemos observar q os pais com sua falta de paciência e de vontade de ensinar como os filhos devem se comportar acabam partindo para a violência, pois é mais fácil pq a criança é menor, mais fraca e indefesa, além de não poder revidar.Além do mais isso é um ciclo vicioso, pois a criança q apanha hj, é o pai q baterá amanhã.

Anônimo disse...

Todas essas atitudes serao reflexo do nosso futuro. A criança que hoje sobre com a violencia, amanha sera o agressor. Tudo isso é um grande "ciclo vicioso".
Hoje a falta de paciencia, o stress, promovidos muitas vezes por esse mundo corrupto e cheio de problemas ! isso tem de acabar !

Anônimo disse...

acho uma barbaridade a violencia contra crianças..elas não tem como se defender..o pai bebe chega em casa com raiva e desconta tudo no filho..por isso devemos ter consiencia que a violencia não só com o menor, mas com todos não leva a nada!

Anônimo disse...

achei esse reportagem muito boa pois apresentou dados interessantes e acho que praticamos a violencia ate mesmo na escola principalmente os meninos que as vezes brincamos de dar porrada nos colegas e eu acho que ai que tudo por começar...e o q os adultos fazem as crianças aprendem.

Anônimo disse...

É sempre ruim perceber que as crianças que são o futuro da nação estão sendo tratadas com indiferença e como um ser qualquer.Sendo assim tratadas é isso que irão aprender e é isso que irão praticar no futuro. Incrível que as pessoas ferem os seus semelhantes .. isso nos causa um susto.Na cadeia da vida .. vemos animais que se alimentam de outras especies tambem de animais .. e agoora veemos o ser humano(de mesma especie) brigarem, baterem, estruparem, fazer trabalhar forçadamente o seu semelhante.É de assustar não é ? até em que ponto vamos chegar? Atingimos nós mesmos , a natureza o planeta o que mais somos capazes de praticar de maudoso?!

E olhaa que somos os serees que " pensam" heein ?!!! =/

Anônimo disse...

Eh... a violencia contra crianças a cada dia que passa aumenta cada vez mais. E sabe o por que disso? Talvez seja porque já estamos vivendo com uma violencia quase que hereditária! A criança ao ser agredida, tende a se tornar uma pessoa agressiva, ao mesmo tempo que tende a bater em seus filhos por exemplo.
E quando isso vai parar? Se esse problema nao for enfrentado de frente... Nunca!

Anônimo disse...

Hoje as pessoas tratam a violência como algo banal, porque a maioria já está acostumada com o que acontece. Mas ainda é nescessário um caso absurdo como o da menina Isabella pra fazer com que as pessoas abram os olhos e vejam que alguma coisa está errada. Devemos, sim, tratar melhor as outras pessoas. Quem faz o bem é retribuido com o bem. Quem faz o mal, deve ser punido. Devemos lutar por um futuro melhor.

NÃO à VIOLÊNCIA.

Anônimo disse...

Daí já podemos ver em que mundo estamos vivendo hoje, se os proprios pais violentam os filhos, não quero nem imaginar o que fazem com as outras pessoas.. é muita maldade, agora me respondam: pra que eles fazem isso!?

Anônimo disse...

Todos sabem que crianças seguem exemplos . Sejam eles dos pais , dos primos , dos coleguinhas de sala , dos vizinhos . . E se os pais não sabem educar seus filhos de maneira certa ( sem violência ) , eles irão simplesmentente REPETIR os atos que viram e que para eles são certos , porque ninguém pode falar que aquilo era errado . .

O diálogo em família é a melhor maneira de resolver qualquer problma . .

xD~

Anônimo disse...

É uma vergonha o que algumas pessoas fazem com crianças. O pior é que elas aprendem o que vêem em casa, portanto quando crescerem, seguirão esses péssimos exemplos.
Nem sei mais se tem solução esse caso, porquê todo dia, toda hora tem um noticiário divulgando esse assunto. E se até hoje não teve sequer um pouco de conscientização entre as pessoas! Tá muito difícil!

Anônimo disse...

Tomei a liberdade de incluir a capa que vocês fizeram. Achei muito legal!
Abração!
Luciano

P.S. Depois da publicação de uma foto de alguém aí, esse blog ficou bem mais bonito! (heheh)

Anônimo disse...

A capa da Marina ficou muito bacana!

Anônimo disse...

O que fica na minha cabeça: como alguém tem CORAGEM de violentar uma criança indefesa?

Anônimo disse...

É muito triste vermos a situação dessas crianças. São indefesas, nao sabem e nem tem como se defenderem desses maus tratos. Que na maioria das vezes vem dos pais.
Nao tem como entender como os próprios pais tem coragem de fazer isso com os filhos . =\

Mari disse...

É muito triste ver que crianças que são indefesas são vitimas de maus tratos. E como dizem as crianças são o futuro do mundo, o que será do mundo então? Pais jogando filhos do sexto andar, crianças sendo arrastadas pelo lado de fora do carro por 7km, uns matando os outros?

Unknown disse...

Muito triste esse fato...terem tantas crianças abusadas sexualmente
maltratadas
abraços
henrique

Anônimo disse...

"Segundo o relatório, efetuado pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, cerca de 200 milhões de crianças são vítimas de diversos tipos de violência..."

O que é isso? Isso é o futuro, é a degradação da geração que nos trás esperança de um mundo melhor. Tanto a violência infantil como vários problemas sociais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. E o que fazemos? Rs... simplismente nada, ficamos comovidos com várias atrocidades, mas o presente das pessoas envolvidas logo torna- se passado para mídia e para os espectadores e cai- se no esquecimento. Será que so o Estado tem culpa pelos crimes? Ou a culpa é parcialmente da própia nação que se conforma diante dos fatos? Afinal, de quem é a culpa?

Campolina disse...

Quem comete esse tipo de crime, não merece perdão, pois crianças são frageis, não podem se defender.
É um crime inanfiançavel(obs:Não sei se escrevi certo.).

"E quem já foi vítima de maus-tratos na infância tem boas chances de se tornar no futuro um agressor em potencial."

Elas ficam traumatizadas, e acabam cometendo os mesmos crimes, ou até piores.

Luiz Fernando, Direto ao assunto x)

Anônimo disse...

E mesmo e muita sacanagem com as crianças de todo mundo... pois alem de serem tramaltizadas para sempre e nao terem infancia sera muito dificil de superar um tralma tao grande como esse...

o que e muito ruim pois sao elas que poderao mudar o mundo....

Anônimo disse...

É realmente triste.
se os pais se consientizassem que bater so leva ao estimulo da raiva da criança e não como uma liçao para a criança a aprender.
Apesar de toda a modernidade de hoje em dia,muitas mentes ainda parecem estar na epóca da ditadura.

Anônimo disse...

Nossa nao tem nem o que falar sobre o assunto..
Alem de concordar em genero numero e grau com algumas pessoas que postaram crimes contra crianças sao uma atrocidade uma coisa sem explicaçao e sem justificativa nao tem jeito temos é que aumentar as penas dos agressores e dar a criança agredida todo o conforto psicologico que uma BOA familia pode dar..

Alem dos politicos se preucuparem em mudar nossas estradas nossas ecolas e melhorar nossa saude o que é primordial devemos cuidar e mudar varios de nossos conceitos.
So assim teremos uma sociedade justa e melhor..

Flw

Anônimo disse...

É muito triste mesmo saber desses números, dessa maldade toda..o que leva as pessoas a fazerem isso com crianças,jovens,e até bebês!
E mais impressionante ainda é a atitude egoísta que temos de reclamar das coisas que julgamos ruins na nossa vida, mas que em comparação à estas pessoas não são nada perto do que passam.
Então agradeça por ter essa vida,e faça das suas dificuldades e dos seus sonhos grandes conquistas!
(aquelas dano lição de moral neh..ai..ai):P

Anônimo disse...

"O presidente do UNICEF na Alemanha lembrou que médicos e especialistas são unânimes em afirmar que os fatos de violência marcam a criança por toda a vida. E quem já foi vítima de maus-tratos na infância tem boas chances de se tornar no futuro um agressor em potencial."

É realmente muito triste termos que admitir essa violência . e como falado no trecho acima . a violência só gera violência. e mais triste ainda saber que uma criança de 6 anos de idade ou menos ja guardar ódio no coraçaao, por mais que isso nao seja culpa dela !=/

Anônimo disse...

Isso mostra que somos as piores criaturas existentes :)
o que leva um pai ou uma mãe a bater em um filho, abusar sexualmente ou fazer algo do tipo?
Doentio, isso sim.
Esse problema não vai parar, porque as pessoas têm medo, ou do agressor ou então das fofocas..siim, isso acontece! Muitas mulheres têm medo de denunciar o marido porque não querem que sejam presos e coisa e tal.
Acho que deveriam existir punições mais graves para aqueles que acham que o mundo gira em torno dele; porque um agressor pode esquecer de uma de suas vítimas, mas uma vítima NUNCA esquece do agressor..isso fica por toda a vida "/

Anônimo disse...

Acho isso um barbaridade,bater em crianças..ah que ponto nos chegamos?!
Temos que achar uma soluçao para esse caso,pois do modo que ta não podemos continuar! =]

abraço
Carolina