quarta-feira, 16 de abril de 2008

O exoplaneta HD 189733 b

Há treze anos atrás os astrônomos observaram o primeiro exoplaneta (planeta fora do sistema solar). Hoje, 277 já foram captados pelos telescópios. Mas foi somente em abril deste ano, que pela primeira vez, se descobriu metano na atmosfera de um exoplaneta, o HD 189733 b.

O exoplaneta HD 189733 está situado a 63 anos-luz de distância da Terra, e o que o diferencia de outros exoplanetas é a presença de moléculas de metano em sua atmosfera. O metano, assim como a água, está entre as substâncias essenciais para o desenvolvimento da vida.

Embora a descoberta de metano possa sugerir vida, os cientistas acreditam que, no caso do HD 189733 b, o gás seja resultante de reações químicas e não de atividade orgânica. Além disso, sua temperatura atinge 940 graus, e sua órbita é muito próxima a sua estrela, o que poderia fazer com que a radiação destruísse as células dos seres vivos.

CURIOSIDADES

→ Para se ter uma idéia, uma viagem até o exoplaneta HD 189733 b, que está a 63 anos luz da Terra, levaria:

∙ Num carro a 100 km/h ...................................................................672 milhões de anos

∙ Num trem bala a 300 km/h ............................................................225 milhões de anos

∙ Num avião a 975 km/h ....................................................................67 milhões de anos

∙ Na sonda New Horizons, o objeto mais rápido já construído pelo homem, que atingiu 82.000 km/h no espaço ....................................................... 828.000 anos

→ Se os astrônomos mandassem uma mensagem por ondas eletromagnéticas para o HD 189733 b e houvesse vida inteligente no planeta para respondê-la, o retorno seria recebido na Terra 126 anos depois.


Alunos: Nathália Segato, Rafael Fernando, Marianna Julia, Guilherme Victor, Bárbara de Pinho, Priscila Lima, André e Victor


Fonte: ?
Imagem: ?

23 comentários:

Anônimo disse...

O ser humano empenha-se na descoberta de novos planetas e, conseqüentemente, de novas vidas. Porém este é um trabalho muito complexo, tendo em vista o tempo e o dinheiro gastos em um projeto deste porte. Apenas a comunicação com o HD 189733 b levaria mais de uma geração para se concretizar; isso contando que haverá uma resposta, pois ninguém pretende esforçar-se tanto em vão.
As fontes do textos e da imagem eu acrescento depois!

Anônimo disse...

Eu acredito que daqui há alguns MILHÕES de anos o homem possa chegar perto desse novo planeta.( Tomara!) Bom, mas se a atmosfera desse planeta é constituida por metano, ela não seria venenosa????
Mesmo que essa estrela não interferisse no desenvolvimento da vida nesse novo planeta, seria capaz de um ser vivo conseguir sobrevir numa atmosfera composta por metano? ( bom, eu tô perguntando isso por que o que dá pra entender é que tem muito metano, já que esse planeta estando há uma distância TÃO grande consigamos perceber que há metano em sua atmosfera) Pra quem puder responder à minha pergunta, comenta no meu blog plz!!

Anônimo disse...

Seria muito interessante se houvesse vida fora da Terra, mas ao mesmo tempo fico pensando, é muito improvável ser SÓ a Terra, um planeta com vida nesse INFINITO... Acho que deveriam tentar contato com esses "novos planetas" e instruir as proximas gerações para darem continuidade ao projeto, pode ser muito importante daqui ha algun tempo, mesmo que isso demore muitos anos!

Anônimo disse...

Sobre o metano, não saberia responder a pergunta da Lorene! Só sei que é fundamental para o desenvolvimento de formas de vida (o que o texto já diz), e que sai dos lixões xD

Anônimo disse...

nossa muito interessante a matéria! :D
ah, na minha opinião acho que devem sim existir vida inteligente fora da Terra, e mesmo que durem milhões de anos ainda vamos ter essa experiência de comunicar com outros planetas! ^^
e o metano não é tão prejudicial a saúde, mas o mercúrio sim é um veneno.
bjo gente !

Anônimo disse...

Incrivel como o ser humano a cada dia que passa consegue chegar mais próximo do "impossivel". As vezes devemos para pra pensar como tudo isso é possivel ?! vem a nossa mente várias perguntas para tudo o que conquistamos até hoje e tudo o que tentamos descobrir sobre o mesmo.

agora a principal pergunta e a mais importante é : porque o homem destroi tudo o que nos proporciona vida ? porque tanta violencia? aquecimento global ?
PORQUE SOMOS OS VERDADEIROS ASSASSINOS ?

isso o que deveriamos estar interessados em responder primeiramente.

Anônimo disse...

/\
||

é... a Marina já disse tudo..

Anônimo disse...

Concordo com a Marcella, acho que existe sim vida fora da Terra e acho que daqui um tempo o homem vai inventar um jeito mais rápido de se comunicar com seres extraterrestres ! =)

beeejo

Unknown disse...

É bem complicada essa questao de vida fora da terra, pois de carro pra chegar no exoplaneta demoraria 672 milhões de anos a 100 km/h .
Muuuito dificil !
Não sei se acredito muito nisso. Mas vamos ver os astrônomos o que é que dizem a respeito!

Anônimo disse...

MEIO LONGE ESSE PANETINHA NÉ??
JKKKKKKK

FALANDO SERIO VOU FALAR UMA COISA POLEMICA MAS UM POUCO SERIA OLHA AO INVES DA GENTE GASTAR ESSE RIO DE DINHEIRO COM PESQUISAS ESPACIAS PORQUE NAO TRATAMOS DO NOSSO PALANETA?
ACABANDO COM A FOME AJUDANDO O MEIO AMBIENTE ETC...

NAO INTERPRETEM MAL MAS EU SO ACHO QUE NAO DEVERIAMOS GASTAR TANTO DINHEIRO EM COISAS DO TIPO MAS DEVERIAMOS ``ARRUMAR´´ NOSSO PLANETA..

ACHO ESSA UMA DISCUSSAO BACANA..
PENSE NISSO..

Anônimo disse...

MARCELLA E GABRIELA..

NUM VIAJA CARA.
EU DISCORDO DE VCS..
SE TIVESSE DE APARECER NOS JA TERIAMOS VESTIGIOS DELES..

HOJE TUDO NAO PASSOU DE FARSAS..

Anônimo disse...

Concordo com o Augusto!
Antes de conhecermos outros planetas, precisamos cuidar no nosso.

Anônimo disse...

Concordo com a Marina, precisamos primeiramente responder essas perguntas e achar soluções para elas ao invés de nos preocupamos se existe ou não vida fora da terra.
Nós às vezes, esquecemos do que é mais importante pra gente, o que é uma pena ! =/

Mari disse...

É o homem nunca se contenta... sempre querendo descobrir coisas novas...
E eles não param por ai não.. o Exoplaneta é apenas uma de milhões de descobertas que o homem irá fazer...
A próxima etapa é descobrir se realmente a vida em outros planetas. Isso não demorará não.
Marianna Julia 1m3

Anônimo disse...

Muito interessante a matéria .
Eu acho que é meio difícil existir vida fora da terra . O ser humano está cada mez mais disposto a descobrir coisa novas , mais acho que às vezes essas coisas sao muito impossíveis . Para um trabalho como esses é preciso muito dinheiro , o que não temos .
E acho que ao invés de gastarmos dinheiro com isso deveríamos primeiro cuidar do nosso planeta , que necessita MUITO !

Anônimo disse...

é mutioo complicada a hipótese de haver vida la fora ..cada vez mais o ser humano descobre coisas incríveis ..euu pensoo diferente da gabri e da marcelinha ..eu acho que não a vida fora do planeta nao ..porque se nao os astronomos ja haveriam de incontrar vida em marte .. sei lá ! mais nao acho que tem vida nao ! Muito interessante essa reportagem !

Anônimo disse...

Concordo um pouco com cada um ! não descarto a possibilidade de haver vida fora do planeta Terra... Mas para descobrirmos se há ou não, precisaríamos de muito dinheiro; e no momento em que nos encontramos, a Terra precisa de mais investimentos do que os planetas e seres que nós nem sabemos se existem ao certo. Não sei, mas para mim, nós estamos precisamos mais do que os extraterrestres ! =)~

Anônimo disse...

Acho q o ser humano é curioso demais, ele fica muito preocupado com as vidas fora da terra e não olha para própria vida da terra. O dinheiro q eles gastam com essa descoberta poderia usar para descobrir uma cura de uma doença, sei lá, uma forma de acabar com a poluição da terra.
Respeito qualquer opinião mais não acredito que há vida fora da terra.
vlw

Anônimo disse...

Cara... porque q em vez do homem investir nesse tipo de pesquisa, ele naoi investe para salvar o plabeta ou pelo menos adapita-lo para sa mudanças que virão por causa do aquecimento global, q como ja é de saber é uma coisa natural do planeta, pois enquanto os países ricos investem nisso, ao mesmo tempo eles sao os q mais poluiem i tudo mais!!! pensem na terra, pois, se decharmos do jeito q está, apenas indústrias fumaçentas vao ficar!!

Anônimo disse...

O ser humano hoje em dia se empenha muito em novas descobertas, e acho que daqui a alguuns anos...... ele possa até pisar no sol . ahsuahsuahshausa; zuera
aaah . vai saber neh !
oq eu penso é o que eles preocupam com novas descobertas, deviam se preocupar tambem com o meio ambiente, ao invez de estraga-lo tanto!!

Anônimo disse...

Bem legal.
A cada dia a humanidade se supera mais e mais,espero que um dia eles expliquem de onde viemos e para onde vamos.

Anônimo disse...

Eu acho que mesmo sendo muito grande a distancia em que se encontra esse novo planeta, é importante investir em pesquisas deste tipo. Apesar do tempo que levaríamos para nos comunicar com o HD 189733 b, seria de grande valor fazermos contato com seres de habitats tão diferentes do nosso. Ainda acho que possam existir vidas em outros planetas e que um dia conseguiremos nos comunicar com elas.

Anônimo disse...

as pesquisas exigem um alto investimento, e além disso é necessario muito² tempo !
Não sei se existe vida em outro planeta, acho dificil, mas não impossivel ,ja que estão sendo descobertas certas "evidencias".