segunda-feira, 14 de abril de 2008

Kosovo

Desde 1999, quando os bombardeios da OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) contra tropas aliadas ao ex-presidente da Sérvia Slobodan Milosevic cessaram, Kosovo – que é uma das províncias da Sérvia – está sendo administrada pela ONU. Essa medida encerrou o violento conflito que vinha acontecendo entre o governo sérvio e os albaneses que vivem na província; ambos queriam o domínio da região.

Logo, na busca de um governo autônomo, Kosovo declarou independência no dia 17 de fevereiro deste ano (contra a vontade da Sérvia), pois tinha ao seu lado as principais potências da UE e dos Estados Unidos.

Devido a atitude do governo kosovar, teme-se que a minoria sérvia presente na região crie seu próprio movimento separatista. Então as duas etnias voltariam a lutar, mesmo prometendo fim a violência dos anos 90, já que as lideranças de ambos os lados têm pouco controle sobre os movimentos armados de seus cidadãos.


Alunos: Bianca Lopes, Daniela Rezende, Clarissa Cardoso, Julia Viotti, Henrique, Rafael de Jesus, Rayssa Ribeiro e Tatiana Saraiva.


Fonte: www.estdao.com
Imagem: www.care.org/careswork/countryprofiles/70.asp

16 comentários:

Anônimo disse...

Basta-se contar com o apoio dos EUA e mais as potências da União Européia, e lá está uma nação declarando independência.. E, no entando, nem ao certo sabemos se Neil Armstrong mudou a história do homem em 1969!

Anônimo disse...

De certa forma, os EUA e a União Européia acabam "atrapalhando" a ONU a proporcionar paz entre os povos envolvidos. Isso acontece a partir do momento em que essas duas forças apoiam uma declaração de Independência como a de Kosovo!

Anônimo disse...

Fala que não é verdade, todas essas brigas são por motivos ou de território, ou por petróleo ou por predomínio da região...
Depois de todos esses conflitos eu chego à conclusão de que os seres humanos não sabem viver em harmonia.O que é uma pena, pois se continuarmos assim nos vamos acabar com o nosso meio e conseqüentemente com nós mesmos.
Os Estados Unidos têm que se meter em tudo não é? Não me importo com separação de estados ou províncias ou sei lá o quê. Se eles querem se separar do seu país de origem, eles têm seus motivos. Agora, essa bagunça toda por causa disso? As pessoas pensassem mais logicamente não haveria esse tipo de problema. Eu acho qye eles deveriam fazer uma reunião com os chefes e presidentes ( as pessoas que estão no governo e na liderança do movimento separatista) e rever o que é melhor pra ambos os lados. E, assim entrassem em algum tipo de acordo. Sem derramamento de sangue. (Desculpa qualquer besteira que eu tenha dito... me empolguei... :P)

Anônimo disse...

Desculpa aê gente na minha frase
"... ou por predomínio da REGIÃO..." a palavra é RELIGIÃO.
Desculpa, foi mal... :P

Anônimo disse...

É impressionante como os EUA tem tanto "poder sobre o mundo" e juntamente com a UE, fazer com que Kosovo declare independência, quero dizer, eles conseguem tudo que querem! ¬¬

Anônimo disse...

Bem, corrigindo o trecho que a Lorene disse: "Se eles querem se separar do seu país de origem, eles têm seus motivos".

Neste caso não é bem isso que está acontecendo.. O governo de Kosovo queria recuperar a autonomia que tinha até 1999 (que lhe foi tirada devido aos violentos conflitos), por isso a declaração de "independência". Na verdade, Kosovo não está separando-se de seu país.
Porém, os EUA influenciam muito nesses casos de separação nacional!

Anônimo disse...

Bom ao contrário de vocês, acho que embora não se tratar de assunto deles, os EUA está tirando proveito dessa história toda de algum jeito. Eles são muito espertos.
E acho, também, que o mundo não vai resolver "nenhum" problema sem o "derramamento de sangue", as pessoas hoje nunca entram num acordo sem sofrer ou provocar agressões, infelizmente isso não vai mudar tão cedo.

Anônimo disse...

Esse sim é mais um motivo para qual o mundo se rende ao EUA. ridiculo essa atitude. isso ilustra a moral que o EUA tem com todo o mundo, tudo o que eles dizem pra o resto do mundo é ordem !

RIDICULO !
tudo o que eles querem é ordem

Anônimo disse...

Bom, eu não sabia disso. Muito obrigada Juh.
Por que eu não entendi muito bem o que eles queria dizer nessa matéria sobre o Kosovo.
Tá meio estranho... sei lá...

Anônimo disse...

Mais uma vez os Estados Unidos estão envolvidos,ele realmente consegue tudo que quer, e nem precisa lutar muito para isso, como podemos ver.
Isso só acontece, porque nós não temos força, nem poder para lutar contra oque eles falam, fazem e decidem . =/

Anônimo disse...

Bom . completando o comentário de todos , porque já falaram o que está acontecendo né .
Sempre os Estados Unidos tem que estar no meio de tudo , é impressionate como eles tem o poder, nao precisam de fazer muito para conseguirem o que querem , como estamos vendo .
E nós deveríamos lutar contra isso, mais é muito difícil pelo poder q os EUA tem .

Anônimo disse...

Realmente com a força dos Estados Unidos e da União Européia qualquer província consegue sua independência.
Acho que se a província deseja ter um governo autônomo é seu direito, porem não é todo mundo que quer isso (Sérvia), e nisso haverá mais e mais conflitos o que não é bom nem para Sérvia e nem para Kosovo. Então o melhor a fazer é tentar uma autonomia na conversa, se não tiver jeito continua assim mesmo.

Anônimo disse...

É impressionante ver os EUA influenciar tão facilmente em qualquer assunto, mais impressionante ainda fazerem Kosovo declarar indepêndencia.

Anônimo disse...

guilherme LUCIANO 1M3


E realmente os EUA estao dominando geral... conseguem tudo facil facil,dominam paises rapidos... etc
e ainda fasem o pais kosovo declarar independencia...

Anônimo disse...

Exatamente, é impressionante como os EUA tem o controle do mundo. quando eles querem alguma coisa não há nada que os impessa.

Anônimo disse...

Boom ! Todos ja disseram o que realmente vem acontecendo no mundo atualmente . A grande potência , os EUA , novamente interferindo em assuntos que dizem respeito a outros .. Kosovo deve ter adorado essa uniao né ?! Afinal , conseguiu alcançar seu objetivo que era a Independencia .. mas e quanto a ONU ? como disse o joao vitor , acabou por " atrapalhar " a mesma . (a ONU)