segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mandado de Bali



Como podemos perceber o aquecimento global é um problema que afeta, e vem afetando, todo o mundo. O protocolo de kyoto representa evidentemente um marco positivo na historia dos tratados internacionais, principalmente na área ambiental e tem como objetivo fazer com que os países reduzam as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases responsáveis pelo aquecimento global. Esse tratado foi um marco inicial, mas sabemos que o processo de aquecimento global continua e o problema é mais grave do que pensamos.
Essa crescente preocupação se reflete nas ações dos últimos anos, pois cada vez mais ONG’s, relacionadas ao meio ambiente, foram criadas e a preocupação do governo de muitos países aumentou. Essa preocupação gerou no fim do ano passado uma reunião da COP (conversão das partes – ONU) em Bali,Indonésia, onde foram discutidos os problemas do aquecimento global e o que será feito para o combate. O mandado de Bali, documento feito no final da reunião, prevê quatro encontros durante 2008 para a formulação de um novo tratado que pode vir a substituir o tratado de Kyoto que acaba em 2012.
Dois pontos importantes para o Mandado:
· Lança um processo global que, pela primeira vez, faz com que os países industrializados e os subdesenvolvidos diminuam seus emissores poluentes;
· Bali leva em consideração as emissões de gases de efeito estufa devido ao desmatamento e a degradação do solo (20% do total) salvando um “vazio” deixado por Kyoto.
A partir dessas informações podemos perceber o interesse e preocupação dos governos e da comunidade internacional com os problemas ambientais e com as mudanças do clima provocadas pelo aquecimento global.
O Mandado de Bali pode significar novas pesquisas, geração de tecnologias e mecanismos que ajudem a combater o problema, nos dando mais esperanças para o futuro.


Fonte: Assembléia Geral – ONU (Não foi utilizada internet, apenas o guia de estudos do Mini-ONU 2008)



1º ano Ensino Médio, 1M3, Grupo: Virginia Luiza; Luanny Souto; Sâmara Gomes; Bárbara Augusta; Marcella Rungue; Lorene Santiso; Marina Botty; Jéssica Leroy; Murilo Otávio;
Lucas Nacif.

27 comentários:

Anônimo disse...

É gente, vamos ver se agora surte algum efeito, esperamos que sim, pois como mostra a reportagem e até mesmo o gráfico, a situação está crítica, e a temperatura só vem aumentando. O aquecimento global não "se importa" com dinheiro e agora os EUA e todos os outros países "ricões" vão ver que dinheiro não vai ajudar em nada, como diz uma frase do Greenpeace "Quando a ultima árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
vocês vão perceber que dinheiro não se come!"
e é a mais pura verdade, infelismente!

Anônimo disse...

Bom, aquecimento global é coisa séria. É algo que só pode ser erradicado se todo o mundo se unir. Nós temos que pensar no nosso futuro. Nós temos o agora e SÓ o agora pra podermos fazer alguma coisa. O mundo está esquentando as calotas polares derretendo, e o que estamos fazendo? Nada. É hora de mudar!!!Como disse Al Gore: "O que seria mais importante? A riqueza ou o planeta inteiro? Bom, primeiramente, sem o planeta, não existiria a riqueza".

Anônimo disse...

É.. e mesmo agora já dá pra perceber os efeitos do ar seco, carregado de poeira de todo tipo! Problemas respiratórios não são incomuns nos postos.

Anônimo disse...

O tratado de Kyoto foi um passo muito importante para a diminuição do aquecimento global, mas de que adianta existir esse acordo se os EUA (maiores emissores de CO²) nao se mobilizam. Se o próximo tratado for mais exigente que o de Kyoto, duvido muito que os EUA irão concordar.

Anônimo disse...

"Quando a ultima árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
vocês vão perceber que dinheiro não se come!"
nossa muito foda essa frase Vi, a mais pura verdade mesmo =\
Bom,espero que dê certo esse novo tratado mesmo, neste momento qualquer coisa que possa ajudar tá valeno.

Anônimo disse...

Tomara que de resultados...porque se continuar desse jeito em pouco tempo não haverá possibilidades de viver...
=/
A questão não é o país mais rico ou mais pobre , e sim a união de todos!

Anônimo disse...

Como a Lorene disse, o aquecimento global é uma coisa muito séria, mais que por incrivel que pareca ninguém está ligando.
Se nao "trabalharmos" em grupo, nada vai pra frente.
Estamos vendo aí os índices de poluiçao que so aumentam, as calotas derrentendo, e parece que estamos pensando que isso nao vai influenciar em nada nos nossos dias.

Esperamos que esse novo tratado dê certo, pois qualquer coisa que surgir para tentar diminuir essa porluição é bom .

Anônimo disse...

É .. o aquecimento global está crescendo cadaa vez maiss. E quando ele estiver na sua forma mais critica .. agente vai percebe que mesmo EUA ou paises desenvolvidos ..não vao consegui acabar com o aquecimento ..pq como se diz dinheiro não se compra tudo ! O tratado de Kyoto pode ajudar na diminuição dos gases .. mais não acabar porque os EUA mesmo tendo esse tratado les não fazem sua parte , infelizmente !

Anônimo disse...

Tomara que dê algum resultado mesmo pq se as coisas continuarem do jeito que estão, nem sei o que pode acontecer com o mundo!
Espero que esses tratados soluciones boa parte dos problemas.

Anônimo disse...

Pois é .. temos que nos ligar logo ! Pois daqui a alguns anos, talvez poderá ser tarde demais. Cada dia que passa o calor aumenta, e a gente mesmo sente o efeito do aquecimento global. Todos tem que se ligar, inclusvive esses países mais ricos que acham que dinheiro compra tudo. Se eles continuarem poluindo muito, com muitas indústrias , etc, e não se ligarem, a coisa só vai piorando e pode ficar irreversível.

Anônimo disse...

a temperatura mundial esta mesmo almentando a cada dia que passa...
é assustador, se isso continuar assim no futuro o mundo que conhecemos nao sera o mesmo

Mari disse...

A Natureza vem dando alertas ai, com furacões, tsunames, geleiras derretendo entre outras. Mas as pessoas não vêm isso como um pedido de socorro da natureza e colocam a culpa em Deus. Mas os reais causadores disso tudo somos nós, q poluimos e desmatamos a natureza.

Anônimo disse...

É incrivel o descaso dos paises quanto ao aquecimento global e sua inercia em achar soluçoes.Isso é revoltante.Espero q com esse mandado as coisas possam vir a melhorar.

Igor Belfort disse...

Na minha opinião, não importa quantos tratados forem criados eles não vão dar certo, pois se não deram ate agora não vai adiantar. O mundo atual se move pelos desejos das indústrias de produção em massa, ou seja, os donos do poder controlam tudo.
Uma prova disso e a continuação de extração de petróleo, atualmente têm formas de substituir o petróleo por outras fontes de energia que não prejudicam tanto o moei ambiente, e ai vem a seguinte pergunta:

“Se temos outros meios de energia porque não os traçamos pelo petróleo?”

A resposta e simples a elite não quer essa mudança, porque isso estragaria os negócios deles, o lucro deles cairia e muito. A ONU depende dessa elite, só vai haver mudanças a partir do momento q a ONU deixar de depender da elite, mas não e só culpa da ONU, a culpa também nossa.
No passado nossos pais lutaram contra a ditadura, mesmo com o mundo dizendo q eles não iam conseguir eles ainda lutaram, eles tinham o poder de lutar pelos seus ideais, infelizmente nossa geração perdeu esse poder.
Lembrem-se todos, o mundo só vai mudar quando nos recuperarmos esse poder perdido e espero que esse poder volte antes q o mundo seja destruído.

Anônimo disse...

o mandato de bali tem grandes possibilidades de ajudar o meio ambiente se todos os paises coperarem, inclusive os subdesenvolvidos que estao incluidos na meta de reduçao dos gases lançados na atmosfera.

Anônimo disse...

E de que adianta se o tratado de kyoto é muito bem feio , muito bom e um marco importante se os maiores consumidores do gases que prejudicam a atmosfera nao o querem assinar ?! Está ficando cada vez pior a situação de nosso pais .. e do jeito que vai parece que só tende a piorar ! E a sociedade só vai acordar pra isso quando , como esta ate no texto, quando a " última arvore cair e o último rios estiver secado " ! É tristee ..

Anônimo disse...

Igor...
"não importa quantos tratados forem criados eles não vão dar certo, pois se não deram ate agora não vai adiantar." concordo com vc que não tivemos 100% de sucesso ATE AGORA, mas isso não quer dizer que não dará.. e se todas as pessoas do mundo pensarem que nem você ai que fudeu de vez.. preste bem atenção, pois o mandato de Bali ainda esta em andamento e até agora todos os países estão colocando seus pontos e seus "objetivos" inclusive os EUA e os demais que não assinaram Kyoto.. vale lembrar também que ele só entrara em vigor em 2012 quando Kyoto expirar, até lá muuuuuita coisa será combinada e re-combinada entre eles...
e quanto ao petróleo, sim o dinheiro tem uma graaande participação.. mas não é so isso, existem outras coisas que nem eu, nem você, nem muita gente sabe e que é mais relevante pro uso do petroleo ser tão "absoluto"; vamos assim dizer.
a situação é critica e delicada sim.. mas a Assembléia Geral - ONU faz de TUDO para que seja revertida o mais rápido possivel, com a participação de todos os paises e com sucesso!

Anônimo disse...

"Quando a ultima árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
vocês vão perceber que dinheiro não se come!"
Acho que nao precizo falar mais nada,pois essa frase ja diz tudo !

Anônimo disse...

Nao é grande coisa mas ja é um começo ne??

Tomara que os grandes Paises poluidores tomem isso como modelo e apliquem em seu Pais..

e nos como cidadaos devemos lutar por isso...
é nosso dever e direito buscar por um mundo melhor..

Anônimo disse...

quem sabe , com mais esse projeto , o mundo tome consciencia q HÁ algo errado? esse tratado trará novas pesquisas e novas esperanças

Anônimo disse...

Pra min nunca conseguiremos acabar com o aquecimento global
daqui a pouco tempo as guerras que aconteceram não vão ser mais por petróleo mais sim por água e depois que a água acabar igual acontecera com o petróleo a já era...e dinheiro nem um salvara todos nos dessa realidade

Anônimo disse...

Vou falar o quee? Já me cansei de saber de tratados que nao foram seguidos, que foram criados e largados , etc
Vamos ver se agora pelo menos UM da conta do recado nem que seja um pouco, acreditar nao custa nada !

Anônimo disse...

Concordo com o Gtuinho, não é la grandes coisas, pelo fato de os tratados serem sempre descumpridos, mas pelo menos é um começo, pq se a gnt nao tentar , nunca conseguiremos.
Mas sinceramente, falar que os governantes estão tão preocupados com isso, podem ate estar, mas mais preocupados com a sua economia, com ctza estão mais ! Hoje em dia existe mt o individualismo, por isso o mundo é o que é hoje !

Anônimo disse...

O aquecimento global já virou característica do mundo, não dá para reverter a situação, mas dá pra amenizar, poxa. São pequenas ações que ajudam de maneira inacreditável.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a virginia,pois se algum dia o mundo chegar a esse ponto,não vai haver dinheiro que salve a humanidade.

Anônimo disse...

E vamos dizer que o fim esta proximo... e que as geraçoes futuras nao existirao pois o mundo ira acabar e todos nos vamos morrer...

Pois o mundo so vai se ligar com aquecimento global no dia do juizo final ( =D )

Anônimo disse...

Acredito que o mandado de Bali, já foi um grande passo!
Mas, isso é só o começo... Tem que ser mobilizadas forças, inclusive dos países industrializados... Como os EUA! Se a situação com relação a esse país (EUA) nao se reverter... Vai ficando cada vez mais crítica! Afinal, é o país com o índice de poluição mais alto de todos!