quinta-feira, 15 de maio de 2008

Chegou o Bedel


De acordo com o coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, os resultados de diversas pesquisas mostram a baixa qualidade das faculdades brasileiras.

O Indicador de Diferença entre Desempenho Observado e Esperado (IDD), que compara conhecimento entre alunos no 1° e no último ano, servem para avaliar as faculdades. Foi essa convicção que levou o Ministério da Educação a apertar a cerco as faculdades que distribuem diplomas sem investir na formação de profissionais qualificados. Com o resultado do Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o MEC divulgou uma lista de 17 cursos de Medicina que vão sofrer intervenção federal. Além da medicina, 89 cursos de Direito e 60 de Pedagogia e Normal Superior passaram pelo pente-fino.

Para recuperar a qualidade do ensino, as principais cobranças sobre os cursos, é para que invistam em professores e em atividades práticas. Os cursos de Direito terão de criar um atendimento jurídico gratuito para que seus alunos lidem com casos reais. Os de Medicina serão obrigados a manter um hospital próprio ou firmar um convênio de dez anos com um. Para finalizar as melhorias, precisarão mudar a cultura de economizar na folha de pagamentos para contratar professores qualificados, remunerá-los em regime integral e manter uma proporção adequada de alunos por professores.



Alunos: André, Bárbara Pinho, Guilherme Victor, Marianna Julia, Nathália Segato, Priscila Lima, Rafael Fernando e Victor.


Fonte: Revista Época, n° 520, 05 de maio de 2008.

26 comentários:

Anônimo disse...

O diploma não passa de uma marmelada; depois vários médicos arrumam emprego e nem sabem o que estão fazendo! O pior é a gente pegar um desses por aí, tomar medicação errada e complicar a situação.

Brasil!

Anônimo disse...

"De acordo com o coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, os resultados de diversas pesquisas mostram a baixa qualidade das faculdades brasileiras."

Isso já era de se esperar não é de hoje que a qualidade do ensino brasileiro esta cada vez pior..

Anônimo disse...

Nossa gente, sem comentários.
As pessoas só querem saber de dinheiro! De passar a perna nos outros e se dar bem. Mas eles não estão olhando as conseqüências do que estão fazendo!!! Tomara que eles se consultem com um "médico" desses que eles estão formando e se arrependam amargamente de tudo o que fizeram.

Anônimo disse...

Aah todos nós já sabemos que a educação no Brasil é horrível mesmo, não sei se essas medidas vão ajudar em alguma coisa, mas piorar é impossível!
Com certeza essas pessoas só pensam em dinheiro e não estão "nem ai" para o que pode acontecer no futuro, e o que vai acontecer é um país com medicos, advogados, (e muitas outras profissões) que não sabem merda nenhuma. O pior é que quem sofre nas mãos deles somos nós...

Anônimo disse...

Não é novidade para ninguém tomar conhecimento sobre a decadencia da educação no brasil. Hoje quem tem dinheiro é considerado uma pessoa com diploma na mão. O pior não é isso, sim que também que tem dinheiro ou QI está por dentro do mercado de trabalho. Tudo isso realmente é uma grande "MARMELADA!".
Até hoje ainda nos perguntamos porque o brasil não vai pra frente.

Anônimo disse...

como o joao disse os ensinos brasileiros estao realmente ruim e sao raros os profissionais corretos e poucos os professores corretos e principalmente o diploma que e uma marmelada

Anônimo disse...

lucas nunes disse:pessoal desculpa ai...
o comentario anomino foi o meu

Anônimo disse...

Saber que moramos em um país no qual o ensino nas faculdades é baixo nao é nada agradavel e muito menos prazeroso ! Pois o estudo hoje em dia é a chave para um bom emprego .. consequentemente para uma vida mais tranquila, mais confortavel !É muito triste pensar que pessoas desqualificadas estao conseguindo um " diploma " e assim poderao prejudicar a vida de outras pessoas ! Nesse pais tao desigual até que naao é um susto .. ja é de se esperar ! A vontade de se dar bem .. de trabalhar menos e ganhar mais faz parte da nossa sociedade injusta . O que temos que fazer é pensar no futuro da naçao e se estamos mesmo preocupados com o desenvolvimento do Brasil devemos levar nao só a saude a serio mas tambem a educaçao, que é uma das prioridades no mundo atual .. é atraves do estudo que desvendamos aos poucos os misterios da vida e tudo que está ao nosso redor ! Porque somos seres humanos neh .. bastante curiosoos ! auhauhauhaua :)

eh isso entaoo ..
praa freente BRAASIIL ! =D

Anônimo disse...

É muito sério esse assunto . . Pessoas tão despreparadas estão no mercado , 'tomando' o lugar daqueles que têm competência suficiente para exercer seu trabalho . .

À todas as escolas e faculdades que não preparam bem os futuros profissionais , deveria existir uma punição rigorosa para que isso não se torne cada vez mais comum no país . .

Anônimo disse...

"Os cursos de Direito terão de criar um atendimento jurídico gratuito para que seus alunos lidem com casos reais. Os de Medicina serão obrigados a manter um hospital próprio ou firmar um convênio de dez anos com um. Para finalizar as melhorias, precisarão mudar a cultura de economizar na folha de pagamentos para contratar professores qualificados, remunerá-los em regime integral e manter uma proporção adequada de alunos por professores."
Muito interessante o modo como estão pretendendo mudar essa vergonhosa realidade, mas acho que essas medidas já tinham que ter sido tomadas a muito tempo!
mais também não adianta o Brasil tentar investir em educação se as pessoas não tiverem consiência,pois existem vários casos de diploma falsificado de "profissionais" que não são qualificados e mesmo sabendo que vão colocar a vida dos outros em risco, continuam a trabalhar numa coisa que não sabem para ganhar dinheiro, e ganham!
Não basta apenas saber o que os livros dizem,mas sim o que a vida tem a nos ensinar.

Anônimo disse...

Nao podemos esquecer do senhor Antônio Natalino Dantas, 69, coordenador do curso de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), fez uma declaração considerada preconceituosa por muita gente, ele afirmou q os resultados dos cursos de medicina na (bahia) tiveram indices tao baixos por causa dos QI baixo dos baianos... ele devia ter vergonha na cara e procurar evoluir como educador!!!
E ainda afirmou "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria." !!!

Anônimo disse...

O que eu acho um absurdo é que nós somos o futuro do nosso país e com esses resultados o nosso país vai de maal a pior, no texto fala que para melhorar essa situaçao é invistar em profesores, como ?
se hoje em dia um professor ganha uma merreca ! pensa. é um professor que nos faz ter um ''futuro'' vamos dizer assim, e como essa profissao pode ser tão 'desprezada' !

Anônimo disse...

gentee foi maal o erro ai
né invista naao
é investir

Anônimo disse...

a profissão de médico hoje em dia as vezes é lembrada somente pelo dinheiro,ninguém lembra o quanto é importante a medicina na humanidade.

Anônimo disse...

Todos nós sabemos muito bem, como é a educação aqui no Brasil isso não é novidade para ninguém. Mas é realmente uma pena as pessoas só pensarem em dinheiro e não no nosso futuro.(principalmente de como a medicina deve ser levaada a sério . afinal ela é muito importante para todos ) !

Anônimo disse...

O Brasil é assim mesmo, formam pessoas que não sabem nada.
Mas até que começou a fazer o certo, o governo resolveu intervir. E é isso mesmo que tem que fazer, dar mais aulas praticas, pois assim os alunos formam e já tem um pouco de pratica no assunto.

Anônimo disse...

Não era de se esperar isso do Brasil, pois cada vez está piorando mais em relação ao ensino. As esperanças para um país melhor em todos os sentidos já foram por água abaixo!
Hoje o povo só quer dinheiro, dinheiro e mais dinheiro e nem se preocupam com mais nada, essa é a realidade!

Anônimo disse...

Infelizmente sabemos como nosso país está precário na educação .
E é difícil entender, mais as pessoas só pensam no dinheiro, nao pensam no futuro que vao ter.
Pessoas se formam mesmo nao sabendo nada, e muitas vezes , esses ocupam lugares importantissimos , de pessoas que estudaram de verdade para se formar .

É muito difícil acraditar nessa situação, mais infelizmente nosso país cada vez piora mais .

Anônimo disse...

O Brasil realmente precisa investir, e muito, na formação de profissionais qualificados na área da educação. Do jeito que andam as coisas, temos de ter muita desconfiança antes de escolher pessoas formadas como médicos por exemplo, pois no caso dessa profissão, por menor que seja o erro, pode ser fatal.

Mari disse...

O ensino só está que piora. Faculdade hoje em dia abre que nem boteco. E sem qualidade nenhuma. A pessoa forma sem saber nada...
Acho isso um absurdo!
Depois forma um médico ai uma vitima morre por erro médico e não sabe porque.
Marianna Julia 1m3

Anônimo disse...

a educação está cada vez pior ! diploma hoje é a coisa mais facil que tem ! por isso formam - se péssimos "profissionais".
as faculdades só querem o dinheiro dos alunos! e não estão nem ai pro futuro !

Anônimo disse...

Realmente o ensino no Brasil não é dos melhores, ainda mais com esses picaretas q facilitam a entrada das pessoas em faculdades e não oferecem um ensino de qualidade e somos nós q saímos prejudicados.

Anônimo disse...

Hoje em dia em qualquer esquina você consegue um diploma de advogado, médico ... estamos correndo o risco de cair nas mãos de 'profissionas' que podem complicar a situação, com erroas médicos e dandos incomparáveis .

Unknown disse...

O futuro de nosso país está nas faculdades
se temos ensinos ruims teremos um país ruim
INFELIZMENTE
abraços
henrique

Campolina disse...

"De acordo com o coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, os resultados de diversas pesquisas mostram a baixa qualidade das faculdades brasileiras."

E são nessas faculdades que alguns de nossos medicos, entre outras profissoes, se formam, e cuidam de nós, muitas vezes fazendo coisas erradas, piorando nossa saude, podendo até matar.

Anônimo disse...

E verdade mesmo todo os paises tem que investir em eduaçao pois todo mundo esta na mao das crianças e dos jovens muitas pessoas tiram "diploma"(muitas compram)
Intao Resumindo tudo se nao investirmos em educaçao o mundo vai continua a mesma %!@&#(7¨! que ta..