quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ike e Hanna



O furacão Ike ameaça Cuba e o Golfo do México com uma tempestade terrível. Enquanto isso uma tempestade tropical, o Hanna, inicia-se como uma forte chuva rumo a costa Norte Americana.

Os turistas receberam ordem para saírem das zonas de risco já que o furacão ainda se aproxima da categoria 3. Programas de computadores já indicam a crescente probabilidade que o Ike atinge Cuba na categoria 4.

A tempestade pode ainda se voltar para o Golfo do México, na esteira do furacão Gustav, indo em direção às zonas petrolíferas e atingindo as prais próximas de Nova Orleans, que já foi completamente destruída pelo furacão Katrina há três anos.

A população já foi alertada e já se prepara para o pior que ainda está por vir.

Fonte da Imagem:

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,11356994-EX,00.jpg

Fonte:

www.oglobo.com/mundo/mat/2008/09/06/furacão_ike_ameaça_cuba_hanna_se_abate_sobre_os_eua_548114723.asp


Nomes : Gabriel Barbosa, Guilherme Luciano, Iago Prado, Igor Souto, João Paulo, Lucas Brito, Lucas Nunes, Luiz Felipe, Luiz Fernando

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Pré-Sal no Espírito Santo


A Petrobras inicia, oficialmente, as operações de retirada de petróleo da camada de pré-sal (uma camada de petróleo formada há mais de 100 milhões de anos, localizada entre cinco e sete mil metros abaixo do nível do mar, sob uma camada de sal até dois mil metros de espessura) no campo de Jubarte, no Espírito Santo.
Autoridades vão fazer discursos e Lula vai falar das vantagens do petróleo pré-sal e da sua importância para os brasileiros. Mas não é para se empolgar ou se impressionar com essa notícia, pois existe um longo caminho a ser percorrido para que possamos colocar as mãos nas riquezas desse pré-sal, que ninguém sabe o tamanho ao certo. O presidente da Petrobras já deixou claro que a exploração comercial do petróleo não acontecerá antes de 2015.
O Brasil, com essa descoberta, tem uma chance de se tornar uma potência econômica.

Alunos: Rafael de Jesus, Henrique, Bianca, Julia, Daniela, Clarissa, Tatiana, Rayssa e Jéssica Leroy

Fonte: Estado de Minas, terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fonte da Imagem:
www.uspleste.usp.br/gpp/gepsipolim/feira.htm

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Mandado de Bali



Como podemos perceber o aquecimento global é um problema que afeta, e vem afetando, todo o mundo. O protocolo de kyoto representa evidentemente um marco positivo na historia dos tratados internacionais, principalmente na área ambiental e tem como objetivo fazer com que os países reduzam as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases responsáveis pelo aquecimento global. Esse tratado foi um marco inicial, mas sabemos que o processo de aquecimento global continua e o problema é mais grave do que pensamos.
Essa crescente preocupação se reflete nas ações dos últimos anos, pois cada vez mais ONG’s, relacionadas ao meio ambiente, foram criadas e a preocupação do governo de muitos países aumentou. Essa preocupação gerou no fim do ano passado uma reunião da COP (conversão das partes – ONU) em Bali,Indonésia, onde foram discutidos os problemas do aquecimento global e o que será feito para o combate. O mandado de Bali, documento feito no final da reunião, prevê quatro encontros durante 2008 para a formulação de um novo tratado que pode vir a substituir o tratado de Kyoto que acaba em 2012.
Dois pontos importantes para o Mandado:
· Lança um processo global que, pela primeira vez, faz com que os países industrializados e os subdesenvolvidos diminuam seus emissores poluentes;
· Bali leva em consideração as emissões de gases de efeito estufa devido ao desmatamento e a degradação do solo (20% do total) salvando um “vazio” deixado por Kyoto.
A partir dessas informações podemos perceber o interesse e preocupação dos governos e da comunidade internacional com os problemas ambientais e com as mudanças do clima provocadas pelo aquecimento global.
O Mandado de Bali pode significar novas pesquisas, geração de tecnologias e mecanismos que ajudem a combater o problema, nos dando mais esperanças para o futuro.


Fonte: Assembléia Geral – ONU (Não foi utilizada internet, apenas o guia de estudos do Mini-ONU 2008)



1º ano Ensino Médio, 1M3, Grupo: Virginia Luiza; Luanny Souto; Sâmara Gomes; Bárbara Augusta; Marcella Rungue; Lorene Santiso; Marina Botty; Jéssica Leroy; Murilo Otávio;
Lucas Nacif.