quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Poluição na China


A situação na China está alcançando níveis alarmantes, a ponto das pessoas não conseguirem respirar direito.

Algumas regiões da China não são tão ensolaradas como antes devido, provavelmente, à poluição, segundo disseram pesquisadores chineses. Eles descobriram uma redução significativa na radiação diária da superfície solar e menos raios de sol por mês em comparação com o ano de 1961, principalmente sobre a região do país onde vive a maioria das pessoas e onde está localizada a maior parte das indústrias.

Pesquisadores mediram vários componentes de luz solar, incluindo a radiação global, a média anual de radiação solar direta e radiação solar difusa, assim como a média anual diária do início de limpidez.

A melhor explicação para isto que está acontecendo é um aumento dos aerossóis – pequenas partículas que incluem fuligem, poeira e até mesmo pedaços menores produzidos por combustíveis fosseis queimados, como o carvão e o petróleo.

É assim que o país de mais de 5 mil anos de tradição está vivendo atualmente.

Alunos: Guilherme Luciano, Gabriel Barbosa, João Paulo, Iago Prado, Igor Souto, Lucas Brito, Lucas Nunes, Luiz Felipe, Luiz Fernando.

Fonte : Revista Época

Fonte da imagem: http://www.energiaeficiente.com.br/wp-content/uploads/2008/03/beijing.gif

Lei Seca


A Lei 11.705, que provocou alterações no código de Trânsito Brasileiro, está mudando os hábitos dos motoristas também. A partir de agora, a ingestão de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibida.

Antes da nova Lei, era permitido aos motoristas ingerir até seis decigramas de álcool por litro de sangue, hoje, quem dirigir alcoolizado, receberá multa de R$ 955 e perderá a carteira por doze meses.

Segundo o advogado da Comissão de Direito de Trânsito da OAB de São Paulo, o motorista que se recusar a fazer exames de bafômetro e de coleta de sangue para verificar a quantidade de álcool consumido estará sujeito às penalidades do artigo 165, do CTB.

A Lei está valendo para qualquer condutor e em qualquer lugar onde um veículo pode circular. A fiscalização está sendo feita por policiais federais e militares e os índices de acidentes e consumo de álcool já apresentaram queda.

Alunos: Rafael de Jesus, Henrique, Bianca, Julia, Daniela, Clarissa, Tatiana, Rayssa e Jéssica Leroy


Fonte: http://www.folhaonline.com.br

Fonte da imagem: http://muzeumhumoru.onet.pl/_i/_h/beer.jpg

sábado, 23 de agosto de 2008

Censura nas Olimpíadas

As Olimpíadas de 2008, sediadas na China, em Pequim, finalmente chegaram. Todos estão com os sentimentos aflorados, os atletas nervosos, a torcida confiante e os jornalistas excitados. Mas o assunto em pauta este ano é a censura, e a grande pergunta é: os jornalistas poderão cobrir livremente as Olimpíadas?”
Foi feita a promessa, pelos organizadores locais, de que haveria plena liberdade de trabalho para a imprensa durante os jogos, de 8 a 24 de agosto. Mas esta promessa está sendo contrariada, pois a imprensa foi pega de surpresa quando soube da restrição de alguns sites de Internet, o que abala a afirmação de que os jogos ajudariam a melhorar os Direitos Humanos da China.
Muitos atletas manifestaram-se em carta aberta ao presidente chinês exigindo respeito aos Direitos Humanos. Devido à censura, não compareceram à cerimônia de abertura aos Jogos Olímpicos representantes oficiais do governo alemão. Guiner Nooke, porta-voz do governo alemão para Direitos Humanos declarou que “... depois de tudo o que aconteceu e está acontecendo na China, não dá pra festejar com os chineses...”.
A China é um país com uma cultura riquíssima, uma grande economia e com atletas que vêm se destacando nas Olimpíadas, só falta o governo chinês parar de falsear a realidade e exigir dos dirigentes chineses o cumprimento das promessas feitas em 2001, ano da nomeação de Pequim para as Olimpíadas.

Fonte: g1.globo.com (DATA DA CONSULTA???)


Alunos: Bárbara Augusta, Lorene Santiso, Luanny Souto, Marcella Rungue, Marina Botty, Murilo Otávio, Sâmara Gomes, Virginia Luiza, Lucas Nacif

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A Guerra na Geórgia


O conflito entre Rússia e Geórgia por causa da província separatista da Ossétia do Sul atingiu contornos dramáticos, que aproximaram os dois países da guerra total. Dessa forma, os ataques russos se aproximam rapidamente da capital da Geórgia. O Ministério do Interior georgiano informou que a Rússia teria 10 mil homens - 6 mil soldados e 4 mil marinheiros - mobilizados e prontos para invadir o país. Três fortes explosões foram ouvidas no início da madrugada na capital georgiana, Tbilisi.

Alexandre Lomaia, secretário do Conselho de Segurança georgiano, afirmou que vários navios russos teriam chegado ao porto de Otchamtchyra, na Abkházia, outra província separatista da Geórgia. Aproveitando-se do conflito, os separatistas abkházios teriam aberto uma segunda frente contra o Exército georgiano, iniciado uma operação militar para desalojá-lo da Garganta de Kodor, único setor da província que ainda é controlado pela Geórgia.

A pedido do presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, o Parlamento do país declarou estado de guerra por 15 dias. O presidente georgiano pediu também um cessar-fogo com a Rússia. Em dois dias de conflito, o número de mortos estaria entre 1,6 mil e 2 mil, segundo fontes russas e da Ossétia do Sul.


Alunos: Augusto, Bruna, Carolina, Eduardo, Gabriela E., Jéssica R., João Vitor, Luiza, Mariana G., Marina C. e Nathália R.


Fonte:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080810/not_imp22912.php

Fonte da imagem: http://www.sigloxxi.com/images/noticias/200808092229-1-inter28ab.jpg

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A China Moderna


Suas construções se erguem em curvas suaves, ângulos improváveis e materiais high-tech. Essa é a nova China, que a cada tempo que passa, vem se mostrando mais inventiva, sofisticada, moderna e aberta para o mundo.

Em Pequim, o complexo olímpico, o aeroporto internacional de 1 milhão de metros quadrados (considerado o maior do mundo), a poderosa rede estadual de TV CCTV e o teatro nacional, são exemplos de obras grandiosas da nova China.

Com as olimpíadas deste ano, a China gastou US$ 34 bilhões. Dentre os vários projetos olímpicos, se destaca “O Ninho”, o principal estádio olímpico de Pequim, que tem capacidade para 91 mil pessoas. O estádio recebeu esse nome, por ser formado por vigas de aço, entrelaçadas, que o faz parecer uma gigantesca escultura.

Além do “Ninho”, o centro aquático chamado cubo “D’água”, chama atenção com seu desenho inovador e o respeito pelo meio ambiente, já que sua estrutura permite a entra de luz natural e retêm calor, é como uma estufa.

Alunos: André, Bárbara Pinho, Guilherme Leal, Mariana Júlia, Nathalia Segato, Priscila Lima, Rafael Fernando e Victor.

Fonte: Revista Época, Nº.: 529, 07 de Julho de 2008
Fonte da Imagem:
olimpiadas.uol.com.br