quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cem anos de imigração japonesa



Este ano comemora-se os seus 100 anos de imigração japonesa no Brasil. A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro.A imigração foi devido a uma crise demográfica que está ocorrendo no Japão causada pela queda do Feudalismo.

O navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil foi o Kasato Maru em 18 de junho de 1908, e após veio o Ryojun Maru em 28 de junho de 1910.

Há algumas influencias japonesas no Brasil até os dias de hoje, como na cultura, alimentos, e os mangás ( Revistas em quadrinhos japonesa lidas de trás para frente ).

Hoje no Brasil existem cerca de 1,5 milhões de habitantes, das quais 80% foram para o Rio de Janeiro.A maior parte dos japoneses que vivem hoje no Brasil são os nisseis (filhos de japoneses) e os sanseis (netos de japoneses), e assim se segui a linha dos descendentes.

Umas das influências mais presentes é a comida japonesa, que é muito apreciada pela maioria da população brasileira.


Alunos: Guilherme Luciano, Gabriel Barbosa, Iago Prado, Igor Souto, João Paulo, Lucas Nunes, Lucas Brito, Luiz Felipe e Luiz Fernando

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Image:Affiche_%C3%A9migration_JP_au_BR-d%C3%A9b._XXe_s..jpg



quarta-feira, 16 de abril de 2008

Queda da Bolsa de Nova Iorque


O temor do não cumprimento dos pagamentos dos empréstimos habitacionais a clientes de maior risco gerou uma crise de crédito nos EUA. Os investidores de todo o mundo estão preocupados com uma recessão. Se a maior economia do mundo não cresce, compra menos produtos do exterior, o que afeta a economia do resto do mundo.

As bolsas americanas fecharam em forte queda na quarta-feira (19/03/2008), na maior baixa percentual diária em quase três semanas.As principais bolsas européias fecharam em baixa, as grandes estão perdendo o valor de suas ações.As bolsas Asiáticas reagiram positivamente ao corte de juros do Federal Reserve e fecharam em alta de 2 % ainda na quarta-feira. Com a baixa na bolsa, o
dólar subiu quase 2 % no dia 19/03, anulando a queda da véspera. Ainda no dia 19, no Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo fechou em forte queda, de 5,01%.

A situação está tão crítica que o banco de investimento Carlyle Capital Corp (da família Bush) declarou falência. O Bear Stearms, o banco de investimento maior e mais antigo do mundo também anunciou falência. O Federal Reserve fez algo que não fazia desde 1930.Ele aplicou 200 bilhões de dólares para dar liquidez ao mercado de crédito; mas de nada adiantou, o que nos dá a impressão de que esses 200 bilhões de dólares foram INCINERADOS.
Será que os EUA estão prestes a enfrentar mais uma crise de 29?


Complemento: Alta inesperada de produção industrial anima as bolsas

Balanços acima das expectativas vindos de bancos regionais dos Estados Unidos, sugerindo que nem tudo está tão ruim num setor impactado pela crise global de crédito, animam as bolsas estrangeiras.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera alta nesta quarta-feira (16/04/2008), acompanhando as valorizações dos mercados do exterior. Às 12h13, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 1,74%, aos 63.707 pontos.
A alta inesperada da produção industrial dos Estados Unidos, também colabora para o otimismo dos mercados. A produção industrial total subiu 0,3% em março contra uma queda revisada de 0,7% em fevereiro.

Na Europa, as principais bolsas também operam em alta. Em Londres, o FTSE-100 sobe 1,81%. O alemão DAX tem valorização de 1,45%. Nos Estados Unidos, o Dow Jones sobe 1,57%, enquanto o Nasdaq, 2,19%.
Na terça-feira, depois de dois dias seguidos de baixa, a Bovespa passou por um pregão de recuperação. A alta de 0,75%, no entanto, foi tímida frente à queda de 2,16% acumulada nos dois pregões anteriores.


Alunos: Bárbara A, Lorene, Luanny, Marcella, Marina B, Sâmara, Murilo e Vírginia

Fonte: G1 Central de Notícias da Globo.

O exoplaneta HD 189733 b

Há treze anos atrás os astrônomos observaram o primeiro exoplaneta (planeta fora do sistema solar). Hoje, 277 já foram captados pelos telescópios. Mas foi somente em abril deste ano, que pela primeira vez, se descobriu metano na atmosfera de um exoplaneta, o HD 189733 b.

O exoplaneta HD 189733 está situado a 63 anos-luz de distância da Terra, e o que o diferencia de outros exoplanetas é a presença de moléculas de metano em sua atmosfera. O metano, assim como a água, está entre as substâncias essenciais para o desenvolvimento da vida.

Embora a descoberta de metano possa sugerir vida, os cientistas acreditam que, no caso do HD 189733 b, o gás seja resultante de reações químicas e não de atividade orgânica. Além disso, sua temperatura atinge 940 graus, e sua órbita é muito próxima a sua estrela, o que poderia fazer com que a radiação destruísse as células dos seres vivos.

CURIOSIDADES

→ Para se ter uma idéia, uma viagem até o exoplaneta HD 189733 b, que está a 63 anos luz da Terra, levaria:

∙ Num carro a 100 km/h ...................................................................672 milhões de anos

∙ Num trem bala a 300 km/h ............................................................225 milhões de anos

∙ Num avião a 975 km/h ....................................................................67 milhões de anos

∙ Na sonda New Horizons, o objeto mais rápido já construído pelo homem, que atingiu 82.000 km/h no espaço ....................................................... 828.000 anos

→ Se os astrônomos mandassem uma mensagem por ondas eletromagnéticas para o HD 189733 b e houvesse vida inteligente no planeta para respondê-la, o retorno seria recebido na Terra 126 anos depois.


Alunos: Nathália Segato, Rafael Fernando, Marianna Julia, Guilherme Victor, Bárbara de Pinho, Priscila Lima, André e Victor


Fonte: ?
Imagem: ?

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Kosovo

Desde 1999, quando os bombardeios da OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) contra tropas aliadas ao ex-presidente da Sérvia Slobodan Milosevic cessaram, Kosovo – que é uma das províncias da Sérvia – está sendo administrada pela ONU. Essa medida encerrou o violento conflito que vinha acontecendo entre o governo sérvio e os albaneses que vivem na província; ambos queriam o domínio da região.

Logo, na busca de um governo autônomo, Kosovo declarou independência no dia 17 de fevereiro deste ano (contra a vontade da Sérvia), pois tinha ao seu lado as principais potências da UE e dos Estados Unidos.

Devido a atitude do governo kosovar, teme-se que a minoria sérvia presente na região crie seu próprio movimento separatista. Então as duas etnias voltariam a lutar, mesmo prometendo fim a violência dos anos 90, já que as lideranças de ambos os lados têm pouco controle sobre os movimentos armados de seus cidadãos.


Alunos: Bianca Lopes, Daniela Rezende, Clarissa Cardoso, Julia Viotti, Henrique, Rafael de Jesus, Rayssa Ribeiro e Tatiana Saraiva.


Fonte: www.estdao.com
Imagem: www.care.org/careswork/countryprofiles/70.asp

domingo, 6 de abril de 2008

Por curiosidade...


No dia 1º de abril, foi publicada no jornal Estado de Minas a crônica "E a Lua?", a qual questionava se o homem realmente chegou à Lua em 29 de julho de 1969. Nós, as administradoras, achamos o assunto interessante e resolvemos postá-la. Tire sua própria conclusão!


"Uma noite dessas, grupo de amigos reunidos, lua cheia passeando no céu e, de repente, alguém fez a pergunta que vem gerando polêmica há anos: afinal de contas, em 29 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceram mesmo lá, como a TV mostrou, deixando as marcas de suas botinas e fincando a bandeira dos Estados Unidos? Alguns disseram que sim. Outros achavam que não, mas sem muita convicção. No entanto, um dos amigos, que é comunista (até hoje), filósofo e apaixonado pelo assunto, bateu o pé. “Negativo. Os filhos do Tio Sam não estiveram na Lua. Aquela foi uma das maiores farsas da história”, defendeu. Em seguida, apresentou vários argumentos. Alguns vou tentar reproduzir aqui.

Andei pesquisando e descobri que a matéria é amplamente discutida na internet. De acordo com o nosso amigo Joaquim, o homem não foi à Lua, entre outras coisas, porque o que parecia relativamente fácil, há mais de 30 anos, hoje se tornou algo quase impossível, pois uma simples volta à Terra em órbita tem causado dezenas de acidentes, embora a tecnologia atual seja milhares de vezes superior e os problemas muito menores. E mais: para pôr uma cápsula espacial em órbita, é necessário enorme foguete, com toneladas de combustível. “Como o módulo lunar conseguiu impulso (mesmo em gravidade menor) com estrutura que não tem espaço para tanto combustível?”, indagou. Demonstrando entendimento de causa, observou que a transmissão para a Terra, via TV, tem ângulos quase impossíveis, além de sombras que não condizem com a realidade. Há fotos em que as sombras da bandeira, dos astronautas e do módulo lunar vão para lados diferentes. As que foram divulgadas têm sempre uma penumbra, o que não é possível em lugares sem oxigênio, como a Lua. Ele está convicto de que elas foram feitas aqui mesmo, neste nosso humilde quintal terrestre.

Como se não bastasse, ainda segundo o Joaquim, por que a Rússia (na época, muito à frente da corrida espacial, mesmo permanecendo o clima de disputa da guerra fria) não conseguiu essa façanha antes dos americanos? “Por que todas as viagens foram feitas em apenas três anos, exatamente no governo Nixon? Nenhum outro presidente se interessou em continuar o programa? Ou não quiseram se meter na fraude?”, provocou ele. No decorrer da conversa, que entrou noite adentro, o filósofo deu vários motivos para provar sua teoria, entre taças de vinho. Ouvindo essa história, me lembrei de uma outra, ocorrida em Coluna. No dia seguinte à “descida” do homem na Lua, meu pai e um compadre, Miguel de Abreu, discutiam o assunto, logicamente não com os mesmos argumentos do Joaquim. “O senhor viu, compadre, os americanos desceram ontem na Lua”, disse meu pai. “Desceram não, aquilo é mentira. É impossível uma coisa dessas”, respondeu seu Miguel. “Foram sim, compadre, a televisão mostrou.” “Pura bobagem, a Lua é de Deus, e ninguém vai lá”, retrucou o outro. E o disse-me -disse continuou na farmácia de meu pai, até que seu Miguel de Abreu, já sem argumentos, lançou o seguinte desafio: “Quero ver, compadre, eles descerem lá quando ela estiver bem nova, só aquela pontinha de unha...” Tanto seu Miguel como o nosso amigo Joaquim devem ter lá suas razões. Em volta da mesa, as opiniões continuaram divididas, enquanto dona Lua, indiferente a tudo, continuava o seu passeio no céu. PS – E o leitor, o que acha? Os americanos foram mesmo à Lua naquele julho de 1969? O resultado da pesquisa sai na semana que vem."
Carlos Herculano Lopes

Imagem: http://www.nytstore.com/ProdDetail.aspx?prodId=2374